Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012


https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=ZCBkzqgGMuI

O que é a energia

>A energia é tudo o que produz ou pode produzir acção, podendo por isso tomar as mais variadas formas: Energia mecânica, calorífica, gravítica, eléctrica, química, magnética, radiante ,nuclear, etc. 
>A energia não se cria nem se destrói, apenas se transforma, da qual o homem pode aproveitar e extrair da natureza e sem a qual não consegue viver. Durante muito tempo só o ouro e as pedras preciosas eram considerados riqueza, hoje são os recursos energéticos que determinam a riqueza dos países, mas o consumo de energias foi tão devastador, que aumentará cerca de 46% até 2010 que levará á sua existência apenas algumas dezenas de anos. Presentemente 85% de energia gasta em todo o mundo provém do petróleo e do carvão.
>O petróleo para alem de esgotável a breve prazo é prejudicial ao ambiente.
>O carvão é mais abundante do que o petróleo (tem reservas para mais de 200 anos ) mas é ainda mais poluente, do que o petróleo.
>O gás é menos poluente mas o seu transporte quer em pipeline quer em navios – tanque é muito dispendioso.

Energia Elétrica


energia elétrica pode ser definida como a capacidade de trabalho de uma corrente elétrica. Como toda Energia, a energia elétrica é a propriedade de um sistema elétrico que permite a realização de trabalho. Ela é obtida através de várias formas. O que chamamos de “eletricidade” pode ser entendido como Energia Elétrica se, no fenômeno descrito a eletricidade realiza trabalho por meio de cargas elétricas.

energia elétrica pode ser um subproduto de outras formas de Energia, como a mecânica e a química. Através de turbinas e geradores podemos transformar estas formas de energia em eletricidade.

Dínamo é um exemplo de gerador de eletricidade, um aparelho que transforma energia mecânica em energia elétrica. Sabemos hoje que a variação de campo magnético gera corrente elétrica. No dínamo o imã gira com a bobina ao seu redor. Este movimento gera a variação do campo magnético do imã, surgindo então, uma corrente elétrica no conjunto de espiras da bobina. Esta corrente elétrica pode ser utilizada para acender o farol da bicicleta, por exemplo, ou qualquer equipamento instalado no circuito elétrico de seu carro.

Energia Elétrica <

energia elétrica também pode ser transformada por meio de equipamentos em outras formas de energia, como por exemplo, energia térmica por Efeito Joule. Que é definido como sendo o fenômeno onde um condutor é percorrido por corrente elétrica transformando energia elétrica em energia termica (calor). Fenômeno estudado por James Prescott Joule (1818-1889).

A energia elétrica pode ser gerada através de fontes renováveis como a força das águas, dos ventos . Fontes que são subproduto da energia solar, já que os ventos são formados pelas correntes de convecção e a energia potencial acumulada nas quedas d’águas também é proveniente do Sol.

Uma das maneiras de se gerar energia elétrica acontece nas hidrelétricas, onde a energia potencial da água é utilizada para movimentar turbinas (energia mecânica) que estão ligadas a geradores. Nestes geradores a energia mecânica é transformada em energia elétrica em um processo próximo ao do dínamo. Isto obedecendo ao princípio de conservação de energia, ou seja, parte da energia utilizada para girar as turbinas é transformada em energia elétrica através da indução magnética.

Outra maneira é observada em uma termelétrica, onde a queima de combustíveis produz vapor que é utilizado para movimentar as turbinas ligadas a geradores.

As várias formas de energia podem ser transformadas em elétrica e, com estas transformações podemos utilizar esta energia de diversas formas distintas como por exemplo, a luz (lâmpada), o calor (chuveiro, aquecedores), o som (rádio).

Como economizar energia elétrica em sua residência.

Algumas dicas para economizar energia elétrica em uma residência sem perder o conforto:

1 – Banho:

Não demore no banho, o tempo recomendado é de 8 minutos. Posicione corretamente a chave de seleção de potência de seu chuveiro, no verão deixe em “verão”.

 


2 – Eletrodomésticos:
Geladeira: Este aparelho, junto com o ferro de passar roupas, é o que mais consome energia elétrica em uma residência. Sempre a mantenha limpa (fazer o degelo). Não coloque alimentos quentes na geladeira. Quando a abrir pegue tudo que for necessário e a feche sem demora. Não coloque sacos plásticos entre as prateleiras (gradeado) da geladeira, isso impede as correntes de convecção de “espalhar” o ar frio.



Ferro de passar roupas: acumule o maior número de roupas possíveis para passar. Bater a roupa antes de colocá-la para secar (ou passar a mão antes de usar o ferro) ajuda na redução do tempo de utilização do aparelho.



Máquina de lavar roupas: acumule o maior número de roupas para lavá-las todas de uma vez.




3 - Aparelhos eletrônicos:

As “fontes“ (ou transformadores de tensão) destes aparelhos consomem energia mesmo não estando utilizando-os. Então as retire da tomada quando terminar de usar.

Os aparelhos em modo stand-by também consomem energia, o melhor é tirá-los da tomada quando não estiverem em uso.

Aparelho de TV: Não o deixe ligado se não estiver realmente assistindo. Cuidado para não deixá-lo ligado quando dormir.



Computador: Não deixar ligado quando não estiver utilizando.
 


4- Iluminação:
Aproveite a iluminação natural de sua casa abrindo as janelas, cortinhas e portas durante o dia. Utilize lâmpadas fluorescentes, são bem mais econômicas do que as incandescentes. Não exagere na potência das lâmpadas, utilize-a de acordo com o objetivo e tamanho do ambiente (uma lâmpada de 100W no quarto é um absurdo).

Atila  achou um vídeo bem legal sobre economia de energia:
http://www.youtube.com/watch?v=GLWgHynyuv0