Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Dicas


10 Dicas de como economizar energia:
1. Economize energia elétrica utilizando a lâmpada certa



Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes compactas (LFCs). Apesar de custarem um pouco mais, as LFCs são mais eficientes, proporcionando iluminação equivalente com consumo bem menor: uma LFC da TCP de 23 watts é tão luminosa quanto uma lâmpada comum de 100 watts. Por isso, as LFCs podem durar dez vezes mais e consumir 80% menos energia.

2. Use a luz natural, através de clarabóias, grandes aberturas, iluminação zenital, prateleiras de luz, etc. Coloque as mesas de trabalho e de leitura próximas às janelas;

3. Compre equipamentos com o selo Procel de Economia de Energia, de preferência da Categoria A;

4. Aproveite o calor do sol instalando janelas amplas no lado em que o sol bate da casa. Para evitar calor excessivo, instale toldos, beirais ou cortinas, que bloquearão o sol do verão.


5. Sempre que o tempo permitir, use o varal, em vez da secadora de roupas.

6.Instale um sistema solar de aquecimento de água.

7. Uma das maneiras mais simples de economizar energia é tirar eletrodomésticos da tomada quando não se pretende usá-los por algumas horas.

8. Certifique-se de que sua casa tenha bom isolamento. A temperatura numa casa com isolamento eficaz pode ser 10° C mais alta no inverno e até 7° C mais baixa no verão.

9Utilize dimmers, que controlam a intensidade da luz (além de economizar, ainda pode criar um clima na casa!)


10. Pinte os ambientes de cor clara, especialmente os tetos, que refletem e espalham a luz pro todo o ambiente;

Formas de energia

O que é energia?


A energia é tudo o que produz ou pode produzir ação, podendo por isso tomar as mais variadas formas: Energia mecânica, calorífica, gravítica, elétrica, química, magnética, radiante,nuclear, etc.
 A energia não se cria nem se destrói apenas se transforma, da qual o homem pode aproveitar e extrair da natureza e sem a qual não consegue viver. 

Temos aqui alguns tipos de energia:


Energia Eólica

Energia eólica é aquela gerada pelo vento. Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente). 
Energia Solar

Energia solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltáicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água. 



Energia Elétrica

                             

A energia elétrica é a capacidade de uma corrente elétrica realizar trabalho. Essa forma de energia pode ser obtida através da energia química ou da energia mecânica. Através de turbinas e geradores que transformam essas formas de energia em energia elétrica.
Ela é obtida através da aplicação de uma diferença de potencial entre dois pontos de um condutor, gerando uma corrente elétrica entre seus terminais. Hoje em dia a energia elétrica é a principal fonte de energia do mundo.
A principal função da energia elétrica é a transformação desse tipo de energia em outros tipos, como, por exemplo, a energia mecânica e a energia térmica.